sexta-feira, 2 de outubro de 2015

·        
        Etapa 2, Passo 2: Pesquisar, em livros didáticos, atividades que utilizem o ábaco como recurso para compreensão das casas decimais.













·         Passo 3 (Equipe) Propor a atividade para uma criança e registrar suas reações, questionamentos, conjecturas e afirmações diante da proposta de construção de números utilizando o ábaco e fazendo os ajustes das casas decimais.

Nome: Luiz Henrique Idade: 8 Anos
Atividade: Representar no ábaco os números pedidos.
Desenvolvimento: Preparamos está proposta baseando nos conhecimentos dele. Luiz está iniciando um processo de construção numérico e gosta de matemática tem mais facilidade, e tem pouco de conhecimento matemático encarou como jogo e achou divertido, pois foi contando um a um sem se importar com o sentido da atividade. Antes de fazer a atividade deixei que ele brincasse um pouco com um ábaco de papel, feito à mão, pois ele gostou, mas não entendeu muito bem. Depois expliquei a ele as funções do ábaco e como deveria utiliza-lo. No começo achou um pouco difícil, mas logo compreendeu e fez os exercícios com facilidade. Deixei que ele desenvolvesse as próprias hipóteses, que favoreceu para ele demostrar autonomia e facilidade ao desenvolver o exercício, em sua maior parte, sozinho.
Conclusão: As crianças responderam que é legal, pois é colorido e usa um pouco da diversão e conhecimento de cada um, percebemos então que as crianças em processo de aprendizagem se sentem à vontade com o uso do ábaco, que pode desenvolver a autonomia e o raciocínio e pensamento lógico da criança. Reconhecer a diferença entre adição e subtração; Explorar momentos de real contato com as operações matemáticas; Verificar através da resolução das questões propostas, a função do ábaco na construção do raciocínio lógico matemático na criança; Registrar, no caderno, as operações realizadas.



·         Referências Bibliográficas


·         Explicação 



Fabiana Cristina Barbosa e Maria Zélia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário