sexta-feira, 2 de outubro de 2015

A origem do ábaco e como ele Pode ser usado em sala e aula

No começo o homem usava e recursos naturais como gravetos, marcas na areia e pedras para fazer seus registros matemáticos, porém, com as quantidades maiores, veio a necessidade da criação de instrumentos para calcular (palavra originária do latim “calculus”, que significa pedra pequena), cria-se aí uma tábua para cálculo hoje conhecida como ábaco: há cerca de 2500 anos um chinês de origem desconhecida criou o Suan-pan, com tudo o mais usado é o de origem japonesa, com o nome de soroban.
Esse instrumento, o soroban  é importante na realização de cálculos, fazendo assim com que se  pense melhor sobre seu processo mental, onde desenvolve a memória e o raciocínio lógico-matemático, exercita a capacidade de observar, perceber, sentir, concentrar, memorizar, seriar, comparar, relacionar, deduzir, criticar, julgar, transferir, generalizar, enfim, capacita o indivíduo para todas as operações mentais que fomentam moderar, conter, disciplinar, segurança e sobretudo o equilíbrio entre o pensamento e a ação. O soroban é muito usado por deficientes visuais na realização de cálculos, em um modelo adaptado.
O ábaco até que poderia ser de uso obrigatório nas escolas públicas ou privadas, deficientes visuais ou não, pois contribui e muito na reflexão sobre o sistema de numeração e na realização das operações fundamentais, muito importante para o deficiente visual e imprescindível para os demais alunos. Mas o grande desafio para o uso do ábaco nas escolas talvez seja por parte dos professores que por vez não conheçam nem entendam o ábaco.
Visando construir o pensamento lógico-matemático pertinente ao dia-a-dia da criança por meio dos jogos e brincadeira, a formação do conceito de número não acorre por meio da repetição mecânica dos numerais. Essa construção vai acontecendo aos poucos por meio dos estágios cognitivos vivenciado. Assim sendo, trabalhando com o ábaco, o aluno aumenta a capacidade de aprendizado desenvolvendo assim competências fundamentais  para os dias atuais, ex: construção, coordenação motora, agilidade de raciocínio, raciocínio lógico, pensamento lateral, percepção e compreensão das semelhanças entre a linguagem e o registro em matemática.

Metodosupera.com.br/saúde-mental/a-origem-e-a-importancia-do-abaco/


 TIPOS DE ÁBACO



Esse é o mais antigo de todos que se conhece. O seu nome em mandarim é “SUAN-PAN” que quer dizer “prato de cálculo”. Esse ábaco tem duas pontas em cada vareta de cima e cinco nas varetas de baixo, por isso o apelido de ábaco 2/5. Ele sobreviveu intacto até 1850.  



A partir de 1600 D.C., os japoneses modificaram e evoluiu o ábaco chinês 1/5, onde deram o nome de soroban. O ábaco 1/4  é o preferido e ainda fabricado no Japão, seu surgimento foi mais ou menos em 1930. Uma vez que os japoneses utilizam o sistema decimal decidiram então adaptar o ábaco 1/5 para o ábaco ¼ possibilitando assim, obter valores entre o 0 e 9 (10 valores possíveis) em cada coluna.

O ábaco asteca (NEPOHUALTZITZIN), surgiu entre 900 e 1000 D.C. as contas eram montadas em grãos e milho atravessados por cordinhas montadas numa armação de madeira, é feito com 7 linhas e 13 colunas não por acaso, esse números são importantes na civilização asteca, onde, o 7 é sagrado e o 13 é a contagem do tempo em períodos de 13 dias.


Esse ábaco (SCHOTY), foi inventado no século XVII, e até hoje é usado, ele é um tanto quanto diferente dos demais. As contas são mexidas  da esquerda para a direita e desenhado de acordo com a fisionomia humana. Aqui são usadas as duas mãos (os polegares devem estar sobre as contas) e o que sobrou das contas mexem-se com 4 ou 2 dedos. A forma de fazer as operações matemática assemelha-se com o ábaco chinês.

www.mineweb.com.br/ciencias/artigos/abaco_historia.html

Alexsandra Alves e Eny Zanetti

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