A origem do ábaco e
como ele Pode ser usado em sala e aula
No começo o homem usava
e recursos naturais como gravetos, marcas na areia e pedras para fazer seus
registros matemáticos, porém, com as quantidades maiores, veio a necessidade da
criação de instrumentos para calcular (palavra originária do latim “calculus”,
que significa pedra pequena), cria-se aí uma tábua para cálculo hoje conhecida
como ábaco: há cerca de 2500 anos um chinês de origem desconhecida criou o
Suan-pan, com tudo o mais usado é o de origem japonesa, com o nome de soroban.
Esse instrumento, o
soroban é importante na realização de
cálculos, fazendo assim com que se pense
melhor sobre seu processo mental, onde desenvolve a memória e o raciocínio
lógico-matemático, exercita a capacidade de observar, perceber, sentir,
concentrar, memorizar, seriar, comparar, relacionar, deduzir, criticar, julgar,
transferir, generalizar, enfim, capacita o indivíduo para todas as operações
mentais que fomentam moderar, conter, disciplinar, segurança e sobretudo o
equilíbrio entre o pensamento e a ação. O soroban é muito usado por deficientes
visuais na realização de cálculos, em um modelo adaptado.
O ábaco até que poderia
ser de uso obrigatório nas escolas públicas ou privadas, deficientes visuais ou
não, pois contribui e muito na reflexão sobre o sistema de numeração e na
realização das operações fundamentais, muito importante para o deficiente
visual e imprescindível para os demais alunos. Mas o grande desafio para o uso
do ábaco nas escolas talvez seja por parte dos professores que por vez não
conheçam nem entendam o ábaco.
Visando construir o
pensamento lógico-matemático pertinente ao dia-a-dia da criança por meio dos
jogos e brincadeira, a formação do conceito de número não acorre por meio da
repetição mecânica dos numerais. Essa construção vai acontecendo aos poucos por
meio dos estágios cognitivos vivenciado. Assim sendo, trabalhando com o ábaco,
o aluno aumenta a capacidade de aprendizado desenvolvendo assim competências
fundamentais para os dias atuais, ex:
construção, coordenação motora, agilidade de raciocínio, raciocínio lógico,
pensamento lateral, percepção e compreensão das semelhanças entre a linguagem e
o registro em matemática.
Metodosupera.com.br/saúde-mental/a-origem-e-a-importancia-do-abaco/
TIPOS
DE ÁBACO
Esse é o mais antigo de todos que se conhece. O seu nome
em mandarim é “SUAN-PAN” que quer dizer “prato de cálculo”. Esse ábaco tem duas
pontas em cada vareta de cima e cinco nas varetas de baixo, por isso o apelido
de ábaco 2/5. Ele sobreviveu intacto até 1850.
A partir de 1600 D.C., os japoneses modificaram e evoluiu
o ábaco chinês 1/5, onde deram o nome de soroban. O ábaco 1/4 é o preferido e ainda fabricado no Japão, seu
surgimento foi mais ou menos em 1930. Uma vez que os japoneses utilizam o
sistema decimal decidiram então adaptar o ábaco 1/5 para o ábaco ¼
possibilitando assim, obter valores entre o 0 e 9 (10 valores possíveis) em
cada coluna.
O ábaco asteca (NEPOHUALTZITZIN), surgiu entre 900 e 1000
D.C. as contas eram montadas em grãos e milho atravessados por cordinhas
montadas numa armação de madeira, é feito com 7 linhas e 13 colunas não por
acaso, esse números são importantes na civilização asteca, onde, o 7 é sagrado
e o 13 é a contagem do tempo em períodos de 13 dias.
Esse ábaco (SCHOTY), foi inventado no século XVII, e até
hoje é usado, ele é um tanto quanto diferente dos demais. As contas são
mexidas da esquerda para a direita e
desenhado de acordo com a fisionomia humana. Aqui são usadas as duas mãos (os
polegares devem estar sobre as contas) e o que sobrou das contas mexem-se com 4
ou 2 dedos. A forma de fazer as operações matemática assemelha-se com o ábaco
chinês.
www.mineweb.com.br/ciencias/artigos/abaco_historia.html
Alexsandra Alves e Eny Zanetti
Alexsandra Alves e Eny Zanetti
Nenhum comentário:
Postar um comentário