sexta-feira, 30 de outubro de 2015



Atividade 





RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO

Essa atividade foi aplicada em uma turma de 1º ano do ensino fundamental I, de uma instituição privada no estado de São Paulo, com base no que aprendemos com o professor, quando aplicar uma atividade principalmente matemática tem que ter exemplos concretos, uma outra coisa que aprendemos até aqui é que quando se vai aplicar uma atividade para uma criança, essa atividade tem que fazer sentido para ela, ou seja, tem que está no seu contexto, seu cotidiano e nada melhor para trabalhar do que o calendário, onde dá para ensinar muita coisa que interesse para as crianças, como por exemplo: a sua data de nascimento ou a do seu amigo.
Foi dada essa atividade para preencher com os dias no calendário, pois no cronograma dessa turma de 1º ano está previsto aprender a ler o calendário.
Ao começar a atividade, a criança vem com as dúvidas dela, onde perguntou o ano que estamos, o mês e por fim perguntou em qual dia caiu o primeiro dia do mês que está sendo trabalhado que no caso é outubro. A professora pode e vai ser trabalhada indiretamente a língua portuguesa, onde surgiu uma dúvida e o aluno perguntou: prô, como escreve outubro? A professora por meio da fonética ajudou esse aluno que continuou.
Quando começou a preencher as colunas com os números, até o número 15 foi bem, daí por diante mais dúvidas, o dezesseis é 1 e 6? A professora responde à pergunta dele com outra pergunta e de novo com fonética e fala DEZ-E-SEIS que nada mais é que o 10+6=16, a criança entende o que a professora quis dizer com isso na dezena do vinte, esse aluno também se confundiu um pouco, porém com a força que a professora deu ela terminou a atividade.
Concluímos aqui que a matemática pode ser melhor apreciada através do contexto significativo, que trazem conteúdos de forma fácil e de melhor aproveitamento. Cabe ao professor pesquisar e aprender cada vez mais táticas lúdicas para atingir seus objetivos apresentando a sua aula com diversidade e dinamismo, levando a verdade e mostrando o porquê de cada conteúdo e propostas

Nenhum comentário:

Postar um comentário