História da Matemática
Desenvolvimento 1ª e 2º
Aula
Primeiramente é
necessário que o docente explique ao aluno de uma forma concreta para que o
educando compreenda a origem do número, é necessário conhecer um pouco da
história da humanidade.
Para começar a aula,
o educador pode contar em forma histórica, como os homens da cavernas faziam
para calcular o tempo, ilustrando como aconteceu na época dos homens das
cavernas, mostrando imagens para que o aluno entenda melhor como ocorreu.![]() |
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Depois da era das
cavernas, quando o homem já havia sistematizado a matemática com quantidades,
passaram a criar animais como ovelhas que eram mais fáceis de domestica-las e também
começou a fazer plantações, porém o homem percebeu que a haveria necessidade de
contar seu rebanho de ovelhas, e a quantidade de alimentos colhidos. Quando
amanhecia e iria levar as ovelhas para pastar, ele estabelecia a
correspondência, na qual as pedras eram seu auxilio e equivalia a quantidade de
ovelhas em seu rebanho, no fim do dia ele recontavam as pedras para ver se
estava com a quantidade certa de ovelhas, caso sobresse pedras, sabia que teria
ovelhas a mais em seu rebanho caso faltasse saberia que teria perdido alguma
ovelha do seu rebanho. É por isso que, quando queremos contar alguma coisa,
dizemos que estamos fazendo um cálculo.
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Os dedos eram seus auxiliadores nos cálculos. Mas chegou um pontos que as pedras não eram suficientes para contar, as quantidades tinham aumentando. Foi por isso que os sumérios, habitantes da Mesopotâmia, inventaram a escrita, buscando como auxilio e outras formas de contar, foi assim que surgiu os símbolos para indicar as quantidades porque tinham a necessidade de fazer grandes cálculos.
Tinhas os montes de
unidade, centenas e Milhar cada monte de 10 era como uma unidade. Contavam com
blocos de unidades de 10.
Mais ou menos na mesma época que sumérios, no
nordeste da África outro povo criava outro sistema de numeração. Eram bons em
arquitetura e construir, precisavam calcular, o sistema de numeração egípcio
tinham sete números –chaves que, hoje reconhecemos como os seguintes: 1,10,100,
1.000, 10.000, 100,000, 1.000.000 fizeram símbolos para cada grupo de unidade,
dezena, centenas e milhar.
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Os romanos, hebraicos,
gregos já tinham outro métodos para contas eles utilizam do alfabeto para
representar os números como α, β, ¥ (letras gregas que representavam os
números)
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Até esse momento da
história da matemática o zero não fazia parte do sistema de numeração, por
volta de VI A.C o povo hindu desenvolveu um sistema novo que apresentava o
zero, era presentado por um desenho de ovo de ganso.
Vamos observar as
transformações recorrentes durantes todo esse tempo.
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Após todas essa
ilustrações por imagens concretas, o educador irá conversar com os alunos para
avaliar a compreensão do conteúdo. O educador poderá distribuir aos alunos um
breve relato de como foi aprendido na aula. Aplicar uma atividade simples, como
vamos ver a seguir na segunda aula.
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3ª Aula levar para sala
matérias como: material dourado que feito por blocos, abaco e relembrar a
construção das dezenas e centenas com os matérias, depois com matérias
estruturados, o educador, irá separar os alunos por grupos fazendo do concreto
e simbólico uma atividade prazerosa, podendo espalhar os grupos de alunos no
chão com cartolinas cola,
Objetivo é que cada
grupo façam um relógio com algarismo romano, e os números que conhecemos
utilizando palitos de sorvete fósforos, tampinha de garrafa, lápis de cor.
O Educador deve avaliar
através da interação e participação dos alunos nas atividades com o objetivo
principal fazer com que eles entendam a matéria.
Eny Jaqueline Maciel Zanetti
Referência: ESAB escola superior Aberta do Brasil
Módulo da matemática e tópicos de filosofia da matemática.
Autoria Geraldo Bull
Módulo da matemática e tópicos de filosofia da matemática.
Autoria Geraldo Bull
otimooooooooooooooo
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