quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Texto Argumentativo

Google Imagens
A relação do ser humano com a matemática é de origem muito antiga, desde dos primórdios, trabalhos matemáticos datam de aproximadamente quatro mil e quinhentos anos.  O afastamento entre a produção e o ensino da matemática ocorreu posteriormente, nas condições sociais, econômicas e políticas em determinados lugares e períodos históricos, uma diferenciação entre ensino e pratica.
A matemática leva a resolução de problemas e de crescimentos da quantidade dos saberes, sendo assim no Brasil, a escola é uma instituição encarregada de promover o contato com a “Ciências da Natureza” podendo assim possibilitar os estudantes aprimorarem seus conhecimentos
O papel do educador é usar diferentes metodologias para que essa aprendizagem seja significativa para o educando, mostrando a importância do saber fazer na prática e a importância do saber numérico para viver em sociedade.  Para essas interversões terem significado para criança deve se fazer ou elaborar planos de aula a partir do contexto social que a criança está inserida a tarefa do professor é a encorajar o pensamento espontâneo da criança, o que é muito difícil porque a maioria dos professores foram treinados para obter resposta certas, sendo fato um método muito tradicionalista, além de que a criança ela é um indivíduo concreto e simbólico não podemos exigir a abstração dos pequeninos.
O Professor tem como obrigação levar os alunos a refletir criticamente, procurando trabalhar as operações matemáticas sempre contextualizadas, levando-os a utilizar o raciocínio lógico.
Toda vez que o docente pedir ao aluno escrever determinado número que está faltando na sequência numérica, para isso pode mostrar imagens (símbolos) ou mencionar quantidades que contenham o número a ser descoberto.
Portanto, todas essas estratégias são validas e visam a construção na criança uma necessidade pessoal da compreensão numérica, lembrando que a criança aprende no concreto e a imagem nos assegura o aprendizado, que suas dúvidas leve-o buscar autonomia juntamente com o processo de construção de conceitos matemáticos.
Eny Zanetti 

 Texto com Referência: ESAB- Escola Superior Aberta do Brasil 

Um comentário: