![]() |
Google Imagens |
A relação
do ser humano com a matemática é de origem muito antiga, desde dos primórdios,
trabalhos matemáticos datam de aproximadamente quatro mil e quinhentos
anos. O afastamento entre a produção e o ensino da matemática ocorreu
posteriormente, nas condições sociais, econômicas e políticas em determinados
lugares e períodos históricos, uma diferenciação entre ensino e pratica.
A
matemática leva a resolução de problemas e de crescimentos da quantidade dos
saberes, sendo assim no Brasil, a escola é uma instituição encarregada de
promover o contato com a “Ciências da Natureza” podendo assim possibilitar os
estudantes aprimorarem seus conhecimentos
O papel
do educador é usar diferentes metodologias para que essa aprendizagem seja
significativa para o educando, mostrando a importância do saber fazer na
prática e a importância do saber numérico para viver em sociedade. Para
essas interversões terem significado para criança deve se fazer ou elaborar
planos de aula a partir do contexto social que a criança está inserida a tarefa
do professor é a encorajar o pensamento espontâneo da criança, o que é
muito difícil porque a maioria dos professores foram treinados para
obter resposta certas, sendo fato um método muito tradicionalista,
além de que a criança ela é um indivíduo concreto e simbólico não podemos
exigir a abstração dos pequeninos.
O
Professor tem como obrigação levar os alunos a refletir criticamente,
procurando trabalhar as operações matemáticas sempre contextualizadas,
levando-os a utilizar o raciocínio lógico.
Toda vez
que o docente pedir ao aluno escrever determinado número que está faltando na
sequência numérica, para isso pode mostrar imagens (símbolos) ou mencionar
quantidades que contenham o número a ser descoberto.
Portanto,
todas essas estratégias são validas e visam a construção na criança uma
necessidade pessoal da compreensão numérica, lembrando que a criança aprende no
concreto e a imagem nos assegura o aprendizado, que suas dúvidas leve-o buscar
autonomia juntamente com o processo de construção de conceitos matemáticos.
Eny Zanetti
Texto com Referência: ESAB-
Escola Superior Aberta do Brasil
otimooooooooooooooooooooooooooo
ResponderExcluir